segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A importância do carboidrato na alimentação

Fonte: Google.

A função principal dos carboidratos é a geração de energia para nosso organismo. Eles são responsáveis por atividades do nosso dia a dia como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é essencial para a nossa existência. 
O carboidrato desempenha também outras funções em nosso organismo, como a nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas células alimentadas, por esse motivo o suprimento de glicose não pode parar.
Com a diminuição de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular.
Todos os carboidratos possuem teor calórico igual às proteínas e devem ser consumidos de forma inteligente, ou seja, através de alimentos ricos em amido e associados às fibras, como por exemplo, o pão integral.

Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque esse nutriente será responsável em maximizar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós exercício.
 Os estoques de carboidrato no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas sempre em nossa alimentação para repor seus estoques e não comprometer dessa forma o desempenho físico.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE CARBOIDRATO QUE DEVEMOS CONSUMIR?
É recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 % do seu total calórico em carboidrato. Porém para quem pratica atividade física essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos.

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATO ? 
Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas, legumes são excelentes fontes de carboidrato. Vale a pena lembrar que além do carboidrato esses alimentos também fornecem para o nosso organismo alguns outros nutrientes tais como vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A. Deve ser lembrado que, de preferência, a arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras a nossa alimentação.

Quando consumimos uma dieta rica em carboidratos e pobre de fibras durante um grande período, podemos desequilibrar nosso metabolismo causando um aumento na glicose sanguínea, e assim reduzindo a liberação de insulina devido à sobrecarga pancreática, dando origem ao diabetes.
Por isso uma alimentação que é equilibrada em carboidratos, rica em frutas, verduras e legumes exerce efeito positivo no metabolismo e não exige dele trabalhos excessivos. Fazer boas escolhas alimentares e praticar atividades físicas regulares ainda é a chave do sucesso para uma vida saudável.