quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Triglicérides elevado. O que fazer?

Fonte: Google.

Você vai ao médico e ele pede para você fazer todos os exames e ver como anda sua saúde, de repente você descobre que está com a taxa de triglicérides elevada. O que fazer?

Em primeiro lugar é importante conversar com o seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas e seguir exatamente as orientações dele. Mas para você entender exatamente o que são triglicérides e sua ação no organismo, explicaremos um pouco mais sobre esse tipo de gordura.

Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos. Assim como o HDL (o colesterol "protetor"), LDL (o "mau"colesterol), os triglicérides quando encontram-se em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol citados.

Níveis elevados de triglicérides na corrente sanguínea estão associados ao aparecimento de doenças coronarianas e por esse motivo todos devem ter consciência do quanto é importante ter as taxas de triglicérides dentro do limite recomendado.

As gorduras desempenham papéis importantes em nosso organismo, como fornecer energia ao corpo e proteger os nossos órgãos. A camada de gordura isola o organismo, preserva o calor do organismo e mantém a sua temperatura do mesmo. A gordura também auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K.

Triglicérides são a forma de armazenamento energético mais importante no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo no tecido muscular. Porém, o excesso de gordura na alimentação pode ser bastante prejudicial à saúde.

Para estar dentro do limite, o nível de triglicérides não devem ultrapassar 200mg/dl e para detectá-lo, basta fazer um exame de sangue específico, prescrito pelo seu médico. É muito importante fazer exames regularmente.

O tratamento para diminuir a taxa de triglicérides no sangue é o seguinte: eliminar peso para aqueles que estão acima do peso, diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de bebida alcoólica e, se necessário, tratamento medicamentoso.

Veja na tabela a seguir os alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação e os que devem ser preferidos para ter um controle melhor das taxas de gorduras no sangue:




Fonte: Roberta Silva
Nutricionista - CRN-3 14. 113