terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Imagens "meramente ilustrativas" podem sumir de propagandas

Fonte: Google.

Foi apresentado no dia 9 de fevereiro um projeto de lei que tentará acabar com o recurso que permite exibição de imagens "meramente ilustrativas" nas propagandas, aquelas que parecem, mas quase nunca são, com fotos dos produtos que muitas vezes não o mostram como realmente é.

O PL 3187/2012, de autoria do deputado Francisco Araújo (PSD/RR), dá providências "para proibir a utilização de imagens meramente ilustrativas na oferta e apresentação de produtos e serviços, equiparando tal prática à de divulgação de publicidade enganosa".

Para chegar a este ponto, o texto pede alterações nos artigos 30 e 36 da Lei nº 8.078, de 1990 - o Código de Defesa do Consumidor.

Os casos mais evidentes de produtos que parecem mais não são estão entre os alimentícios, que costumam trazer imagens que mostram maiores quantidades de recheio e formas mais harmoniosas. Um dos ícones da causa é o famoso Big Mac.


Fonte: Consumidor Moderno
Por: Paula Furlan