terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como ganhar peso de forma saudável.

Fonte: Google.
Ganhar peso de forma saudável. É possível?

Sim. Assim como emagrecer merece dedicação e empenho o ganho de peso também merece muita atenção. Algumas vezes ganhar peso se torna mais difícil do que emagrecer. Um ganho de peso saudável deve acontecer com o ganho de massa muscular, ou seja, massa magra e a diminuição da quantidade de gordura corporal.

Tanto os excessos quanto as deficiências alimentares trazem conseqüências negativas para a saúde. Ter um peso adequado para a sua altura, sexo e idade são fundamentais para uma vida saudável e livre de doenças.

Muitos estudos mundiais demonstram que o baixo peso afeta muito as crianças, mas acomete milhões de pessoas nas diferentes fases da vida podendo influenciar principalmente na ocorrência de infecções, gripes, resfriados e outras manifestações clínicas importantes, devido à baixa resistência do sistema imunológico.

Quem quer “engordar” não deve somente comer mais e sim priorizar alguns nutrientes com quantidade calórica boa e pouca quantidade de gordura saturada (de origem animal) e trans (de industrializados).

Assim, ter uma alimentação equilibrada é importante para afastar todos esses ´fantasmas´ que nenhum de nós quer por perto. Então, coloque em prática as ações abaixo e tenha saúde, muita saúde!!!

* A proteína é um grande aliado do ganho de massa muscular, então dê preferencia para carnes magras, frango e principalmente peixes e ovos, além de leite semidesnatado ou desnatado e queijos brancos como ricota e minas.

* Aposte nas “gorduras boas” com muitas calorias, elas vão ajudar no ganho de peso. Exemplos são amendoim, nozes, amêndoa, avelã, castanhas, azeite de oliva, chia e abacate;

* Aumente o consumo de pães, bolos, massas, mandioca, batata, milho e cereais (arroz, farinha de trigo, fubá).

* Incremente os lanches com cereais integrais, farinha láctea, aveia.

* Evite alimentos nas versões diet e light, baixo teor de gorduras, calorias reduzidas.

* Evite o uso de adoçantes artificiais, usando sempre o açúcar (mascavo, demerara, cristal) ou mel.

* Consuma frutas mais calóricas nos lanches como ameixa preta, uva passa, banana, abacate, caqui, manga, suco de laranja (2-3 unidades da fruta) ou suco de tamarindo.

* Utilize combinação de cereais nas refeições: arroz e milho, mandioca e batata, pão com milho, arroz e batata, vitamina de frutas com aveia ou flocos de cereais.

* Estimule a fome, alimentando-se a cada 3 horas. Tente fazer de 5 a 6 refeições por dia. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e um lanche antes de dormir. O maior fracionamento permite você controlar melhor seu apetite.

* Adicione uma colher de sopa de azeite ou óleo de soja no almoço e jantar.

* Faça pratos bonitos, coloridos e atraentes, pois, a aparência do alimento exerce muita influência sobre o apetite.

* Beba uma boa quantidade de água durante o dia, no mínimo 7 a 8 copos.

E claro: Oriente-se sempre por uma alimentação saudável contendo diariamente: frutas, verduras, legumes, cereais, feijões, carne, leite e água.

Muitas vezes além de todos esses cuidados ainda é necessário a inclusão de um suplemento alimentar, aumentando assim a quantidade de calorias ingeridas ao dia, para isso deve-se procurar um profissional especializado e pedir orientação.

Uma boa dica para quem quer ganhar peso é fazer atividade física, principalmente de força, onde haverá um crescimento maior da musculatura dando volume ao corpo.


Fonte: Meu Nutricionista.